segunda-feira, 2 de julho de 2012



O CANALHA,O GOVERNO E A DEDICAÇÃO...  



  

 

Acorde Canalha...Acorde Canalha...grita dona Parimerda Improbios, zelosa mãe, tentando em vão em mais uma manhã de desassossego acordar seu filho Canalha que perde inúmeros dias de aula apenas por não acordar. Ele é diferente de seus irmãos que se esforçam muito na busca de seus objetivos, tendo cada um metas e propósitos. Ambicioso quer ser advogado, estuda com afinco leis, devorando a constituição e estudando até psicologia para segundo ele conhecer melhor a natureza humana... Um dia será juiz e estará em altas cortes do judiciário, pois Ambicioso não pensa pequeno. Sádico é sonhador e apaixonado por fardas... Tem românticas e deliciosas visões de batalhas com rios doces de sangue e jogos de hokei sobre cavalos, onde cabeças são usada como bolas. Sádico e Ambicioso não dão trabalho à dileta dona Parimerda que orgulhosa conta sempre às suas irmãs Impunidade e Corrupção, como foi abençoada com estes dois filhos, que lhes dão tantas alegrias e orgulho... Mais  já com os olhos marejados começa a narrar as tristezas e desventuras que passa com o seu caçula Canalha. Não sei onde errei? Eu só não sei dar limites ao meu filho. Eu não cuspi na cruz. Não fiz pacto na encruzilhada. Fui boa filha. Não sei a quem este menino puxou. Já foi expulso de todas as escolas. Quando saem à rua as mães colocam seus filhos e filhas para dentro senão, Canalha sem misericórdia acaba com a alegria de viver de qualquer amiguinho. Cria brincadeiras com jogos mirabolantes onde consegue roubar o brinquedinho de todas as outras crianças, que acabam brigando entre si por que Canalha sempre consegue se safar e por a culpa em algum coleguinha desavisado. Diante do choro compulsivo da irmã, Impunidade e Corrupção, abraçam Parimerda lembrando a ela como sua família de alta extirpe e nobreza vem atravessando séculos de glórias e vitórias em suntuosos castelos e palácios. Os Impróbios sempre se destacaram por estarem no poder e pelas riquezas e excelentes cargos conseguidos  segundo as más línguas (Arrancadas a facas em brasa e afiadas), de forma desonrosa e desonesta. Por que não consertariam um simples menino, assim diante do choro de dona Parimerda suas irmãs resolveram apoiá-la de forma contundente. Iriam se responsabilizar pela educação do sobrinho mesmo elas morando muito longe. Assim, alegre com o apoio recebido, Parimerda enviou Canalha para casa de Impunidade e Corrupção que solteiras teriam no sobrinho novo lenitivo e motivação para viver ensinando tudo que a convivência familiar e suas experiências de vida, poderiam oferecer de melhor.


Muito anos se passaram mais nem um dia sequer Parimerda deixou de pensar no seu filho Canalha, imaginado se ele melhorou. Se modificou seus hábitos? Se valoriza a família? Apesar de  sentir-se culpada pelo alivio que sentia depois dele ter partido...



Um dia quando menos esperava chega à porta de dona Parimerda uma grande comitiva. Salta um belo jovem a quem Parimerda reconhece imediatamente como seu filho Canalha. Seu coração disparou. Não sabia o que pensar, se tinha medo do retorno do filho ou se nem o receberia. O arauto o anuncia:  - Chega a este estabelecimento o Sr. Exelentissimo Canalha Improbius governador  do reino de Pobres e Explorádios. Sua mãe quase cai  emocionada, chama Ambicioso e Sádico que sem entender a balbúrdia se aproximam atônitos. Dona Parimerda abraça seu filho em convulsão percebendo que a educação dada por Impunidade e Corrupção logrou êxito e seu filho antes desenganado para a vida social transformou-se em um político, galgando postos a uma velocidade meteórica, chegando rapidamente para surpresa de todos a governador,  fazendo planos para uma futura presidência.



Agora  amistoso e social apertava a mão de todos, até dos lacaios e plebeus, beijando criancinhas e proferindo sempre palavras de vitória e incentivo dizendo as pessoas que todos poderiam ser vencedores com a ajuda dos céus e dele no governo. Sua mãe ria a toa, de felicidade, e quase tem um enfarto quando Canalha convida seus irmãos para governarem com ele. Quem diria, o que menos estudou tem empregos para oferecer a todos. Ambicioso já formado comporia o judiciário e legislaria em seu governo livrando seu irmão de situações vexatórias. Sádico seria o responsável pela guarda e segurança do governo mantendo uma polícia com mão de ferro e pronta para quem discordar de Canalha. Mas ambos teriam de passar uns dias no castelo de suas tias Impunidade e Corrupção onde beberiam dos sábios conselhos das velhacas. Ops, quero dizer velhinhas sabidas. Inescrupulosas, ops, digo sábias e bondosas.

"Esta família traz um exemplo lindo de cuidado, dedicação e esperança. Se você tem um filho inútil, despreparado, sem caráter e sem vergonha não vire as costas para ele, principalmente se você não impõe limites, pois se não prestar para mais nada em termos de educação e trabalho, com certeza poderá se encontrar na política e seguindo o exemplo de Canalha governar capitais, até mesmo um dia quem sabe ser presidente de um país como o nosso Brasil."



                              QUEDA DA BASTILHA   

2 comentários: