sábado, 15 de janeiro de 2011

O DIA EM QUE DEUS MORREU







Sim... Naquela manhã fria , de ventos gélidos e cortantes...a notícia se espalhou vendendo rapidamente todos os pasquins onde a manchete em letras garrafais anunciava de forma espetacular a morte de Deus. Nos olhos atônitos dos passantes aquele sentir de incredulidade acompanhado de um dia isso teria que acontecer... O mesmo que sentimos diante da morte dos grandes nomes da historia como Martin Luter King, Jonh Lenon, Gandi e outros. Assim a 9º hora, horário informado no noticiário todos correram para o velório que tinha todas as pompas de um funeral real, afinal de contas segundo eles o morto era o rei dos reis...Deus. De forma inesperada gerou-se confusão além da comoção esperada, por parte de muitos, que achavam que não haver necessidade de tanto luxo, pois afinal até seu próprio filho nasceu em uma manjedoura. Outros achavam inviável deixar participar de tão distinto velório pobres, mendigos, cegos e aleijados afinal de contas esses tinham pouca intimidade com o criador que inclusive os colocou a margem da humanidade. Assim os que achavam o outro por seus próprios critérios indigno, querendo fazer a ultima e melhor homenagem possível a Deus martirizavam os presentes e de repente não havia mais o que fazer, o velório virou um campo de guerra onde se matava e morria para e pelo morto, era uma sensação nova de perversidade e ao mesmo tempo liberdade, afinal de contas não haveria mais o juízo final, seu juiz jazia próstado em um simples caixão de mogno. Então mesmo aqueles que nunca haviam pensado na possibilidade de matar uma ave para uma simples refeição sentiram o desejo e experimentaram matar um ser humano pela primeira vez...os homens diante desta nova sensação e logo após um senhor de forma brutal e selvagem despir uma jovem e começar a estrupa-la em plena via pública começaram a atacar todas as mulheres que estavam a rua violentando-as também, apesar que algumas mesmo religiosas e casadas se oferecerem de bom grado com um sorriso largo e lascivo.






Em todos os países houve reações como essa ou adversas dependendo das culturas e suas características regionais, assim na Itália o Vaticano tenta acalmar a população avisando a todos estar o papa pronto a assumir as responsabilidades de Deus, inclusive já ter experiência por ter sido o representante deste por muitos séculos. Aceitara cuidar e ser Deus inclusive para as outras religiões por contribuições módicas e estando apto às negociações aceita terrenos, imóveis e todo tipo de bens, afinal ser Deus é ter misericórdia de todos. 
Protestantes do mundo inteiro se manifestaram e não tendo uma figura central que os representasse resolveram entre si que iriam setorizar a atuação divina assim em cada comunidade eles seriam os legítimos representantes de Deus. Seriam mais próximos que um Papa distante e na pratica na periferia de todas as cidades eles já representam Deus para o povo que inclusive gratos retribuem entregando uma parte significativa dos seus parcos ganhos. 
Da Índia apenas manifestações respeitosas de pesar, mas como as diversas castas tem uma multiplicidade de Deuses e cada um é responsável por sua espiritualidade a vida seguiu como se nada grave houvesse ocorrido. 
Nos países islâmicos enquanto os dirigentes são polidos e contidos nos comentários a população entra em festa nas ruas referendando o nome de Maomé como único digno a se seguir. Instaura-se confusão generalizada... Na Alemanha um professor fala na TV, lembrando de um antigo filosofo que de forma premonitória fez a previsão da morte de Deus, indo além pois o pensador também disse que o homem matou Deus. Levantando suspeitas e considerações, afinal de contas essa morte pode não ter sido natural, pode ter havido um assassinato. 
A KGB, a CIA E A INTERPOOL , se manifestam e informam estarem investigando pois realmente todos os fatos levam a crer que houve um crime. 
Assim surgem sucessivas hipóteses... Um médico humanista e caridoso, que era amigo particular do falecido se manifesta... Diz que o moribundo havia estado em depressão por muitos séculos, não conseguindo entender onde ele errou na sua criação e espantosamente esse invento é o próprio homem. Não compreendendo de onde vem tanta maldade, violência e indignidade, em um ser que era para ser sua imagem e semelhança. Assim definhou, falando sozinho, deprimido e desiludido.

                             
                                                          

Neste momento de tanta dor e agonia surgem simultaneamente poetas que como modernos profetas clamam em voz alta “devemos daqui para frente sermos responsáveis por nos mesmos...termos autonomia...amemos nosso próximo como a nos mesmos...como ensinou o filho de Deus e seremos felizes...não precisaremos de governos, dirigentes e lideres...cada um assumira sua própria vida em responsabilidade, em ética e moral”... Sim era verdade o que diziam, havia lógica e sensatez, e finalmente a humanidade vislumbrou tudo o que Deus queria dela, mais que não havia sido entendido, precisou que Deus morre-se para haver essa drástica mudança e entendimento. 
Assim governos e empresários reuniram todos os poetas filósofos em um grande congresso a portas fechadas que durou dias... Diante da demora e dos congressistas não darem noticia curiosos entraram no prédio, saindo aterrados logo depois, pois só encontraram cadáveres e um cheiro acre de gás tóxico no ar. Sim foram todos mortos e eliminados nenhum governante admitiria toda aquela autonomia pregada ao povo... E assim continuamos... Com Deus morto, enterrado e todos iludidos  comandados por clérigos, políticos e empresários.




4 comentários:

  1. Em tempos de tamanha tragédia, como as que vivemos agora, nas regiões serrana do Rio,vejo as pessoas agradecendo ao seu Deus,me pergunto e as outras vítimas? Que Deus é esse que permite que uns se salvem e outros não? Nesse caso é complicado entender essa relação egoísta de um Deus muito igual aos homens, esse não é o Deus em que eu acredito.

    ResponderExcluir
  2. Olá Andriz! Que Deus seja ressucitado em cada um de nós! Quanto ao texto, bela criação!

    ResponderExcluir
  3. Acabo sempre me surpreendendo com você.Belíssima criação!

    ResponderExcluir
  4. acho que DEUS adoraria que cada um de nós assumíssemos nossa existência e nos amássemos mais de verdade, os outros preceitos morais seriam consequência, e seríamos felizes com certeza. Mas não acho que Deus deva morrer para isto!!!

    agora meu amigo, queria saber de onde vem tanta criatividade? estou aqui pasma, imaginando o teu construir de um texto!! claro vc tem sua filosofia de vida,mas tua elaboração tá dez!!!!

    PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir